Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Rio das Flores

Bem, em tempo de férias e sem paciência para procurar na biblioteca um livro para ocupar as horas de ócio por terras de Sines, decidi pegar num livro que lá por casa andava perdido sem que o verdadeiro dono o lesse e trouxe-o comigo...

Terei de ser sincera e dizer que, apesar da curiosidade que o livro me despertou, o seu autor, que semanalmente vemos comentar os assuntos políticos na televisão, deixava-me um pouco apreensiva. O tom um tanto ou quanto rabugento com que Tavares comenta as desgraças nacionais e internacionais fez com que eu lesse as primeiras páginas deste romance com alguma desconfiança. Sim, é verdade: preconceito. A verdade é que até agora ainda não tinha lido nada escrito por Miguel Sousa Tavares...

A comparação com Sophia de Mello Breyner (escritora que admiro...) pairou sempre no ar, mas a verdade é que este livro me surpreendeu.

Sou fascinada pela história do século XX e o trabalho que investigação que tenho desenvolvido centra-se na  período de ditadura portuguesa e, por essa razão, o trabalho de documentação histórica eficazmente articulado por Tavares com uma "estória" fascinante deixou-me "colada" até à última página que, infelizmente, hoje li...

Bem, em resumo: gostei do estilo de escrita, normalmente fluído, com a excepção de duas ou três descrições demasiado extensas e repetidas; adorei a narrativa romancesca e a sua ligação com os factos históricos deste atribulado século XX.

Mais uma vez, vou ser sincera: para mim, o livro não condiz com a pessoa que vemos na televisão e isso foi uma verdadeira surpresa.

1 comentário:

Jessica A. disse...

Estou a começar a lê-lo e espero gostar tanto como tu :)
Já li "No teu deserto" e adorei.
Gostei do post e do blog
beijinhoss