Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Faleceu a musicóloga Maria Augusta Barbosa

«A musicóloga Maria Augusta Barbosa, fundadora das Ciências Musicais em Portugal, e a primeira portuguesa a obter um doutoramento na área, faleceu hoje aos 100 anos devido a uma pneumonia.


Segundo adiantou à agência Lusa uma fonte da Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, em
 Odivelas, onde Maria Augusta vivia há 11 anos, a musicóloga sofreu esta manhã uma insuficiência respiratória e teve de ser transportada para o Hospital de Loures, onde viria a falecer. 
Nascida a 18 de Abril de 1912, Maria Augusta Barbosa licenciou-se em Ciências Musicais na Alemanha, na Universidade de Humboldt, Berlim, no decorrer da II Guerra Mundial, e posteriormente (1970) doutorou-se na mesma área na Universidade de Colónia. 
No início dos anos 1980, já em Portugal, Maria Augusta Barbosa leccionou na Universidade Nova de Lisboa, na qual criou a primeira licenciatura em Ciências Musicais do país. 
Durante os anos em que se dedicou ao ensino, a musicóloga leccionou também nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, na Universidade Autónoma e na Lusíada.»


1 comentário:

Anónimo disse...

Tive o privilégio de conhecer a Professora Maria Augusta Alves Barbosa. A sua enorme dignidade, a sua força de vontade, o seu amor ao estudo são exemplos que não devem ser esquecidos ou ignorados. Assim não poderá ser ignorada a sua biblioteca, generosamente doada à Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra.