Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Percursos de Música Portuguesa

«A série Percursos de Música Portuguesa, com 14 programas, realizados para a RTP 2, foi recentemente colocada à venda numa edição de 2DVDs.

A série conduzida pelo Maestro Jorge Mata e Professor no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, conta com alguns dos melhores músicos e grupos musicais portugueses, como o Coro Gulbenkian, o Opus Ensemble, a Orquestra Divino Sospiro, as Vozes Alfonsinas, o Concerto Atlântico, o Quarteto Capela, o Coro Gregoriano de Lisboa, o Coro Voces Celestes, Olga Prats, Miguel Borges Coelho, João Paulo Santos, Pedro Caldeira Cabral, Ana Quintans, Luís Rodrigues, Carla Caramujo, João Vaz e Rui Paiva.

Cada programa foca uma época, um género, um compositor, ou um local, e utiliza sempre intérpretes especializados nos temas abordados.

Destacam-se como comentadores Rui Vieira Nery, Manuel Pedro Ferreira, João Alvarenga, Manuel Carlos de Brito, Luísa Cymbron, Alexandre Delgado, Sérgio Azevedo e Tomás Henriques, investigadores das áreas tratadas.

Ao longo dos 14 programas são tratados os seguintes temas:

1. Canto Gregoriano e primeiras formas de polifonia

2. Trovadores galaico portugueses

3. Sé de Évora

4. Música de Corte, séculos XV-XVI

5. Vilancicos "negros" de Santa Cruz de Coimbra, século XVII

6. D. João V e a italianização da vida musical portuguesa

7. Música instrumental na segunda metade do século XVIII

8. A Basílica e o Convento de Mafra

9. O Teatro de S. Carlos

10. Luís de Freitas Branco

11. Fernando Lopes-Graça

12. Constança Capdeville

13. Electo-acústica

14 Jorge Peixinho

Sem comentários: