Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

sábado, 12 de julho de 2008

L'Oiseau de Feu

O início do Séc. XX é marcado pela grande procura da inovação, principalmente nas artes. Novas soluções artísticas começam agora a responder a esta necessidade. Diaghilev teve um papel fundamentar nesta busca pelo novo. Através dos seus Ballets Russes, este empresário convidou artistas que, apesar de quase desconhecidos na altura, hoje se apresentam como algumas das figuras mais marcantes deste início de século, tanto na música, como na pintura ou no bailado.
Um desses casos de sucesso é Igor Stravinsky (Oranienbaum 1882- Nova Iorque 1971). «Stravinsky nasceu na cúspide de duas eras distintas, num ponto fulcral na história cultural da Rússia.» (segundo Bartlett, in The Cambrige Companion to Stravinsky, 2003). O ano anterior ao nascimento de Igor havia sido marcado pela morte de Dostoevsky e Mussorgsky e pelo assassínio do Czar Alexandre II. Estes acontecimentos marcaram o fim de uma época de grandes reformas e de um relativo liberalismo. «Desta forma, Stravinsky nasceu numa altura de desânimo comum entre a população russa.» (Bartlett). Com a ascensão de Alexandre III, dá-se um período de russificação, marcado pela estagnação e pela repressão.
Igor cresceu num ambiente propício em termos culturais. O seu pai era cantor na Ópera Russa em São Petersburgo e tinha uma imensa colecção de livros e partituras. Assim, desde cedo que Stravinsky começa a ter lições particulares de piano e depois, ao mesmo tempo que estudava direito na sua cidade natal, tinha aulas teóricas, sendo seu professor Rimsky-Korsakov. As influências de Rimsky-Korsakov e da envolvente cultural da sua cidade foram enormes.
Convencido pela qualidade de jovens artistas que então surgiam na Rússia e que tinham como principal objectivo retirar o país do marasmo em que se encontrava, Diaghilev organiza uma série de exibições de arte russa em Paris.

A estreia deste bailado deu-se no dia 25 de Junho de 1910 na Ópera de Paris, sob a direcção de Gabriel Pierné, coreografia de Michel Fokine, cenários de Léon Bakst e Alexandre Golovine e nos papéis principais a bailarina Tamara Karsavina e o próprio Fokine. Está, assim, aberto o caminho a uma série de marcantes colaborações entre o compositor e os Ballets Russes.
No primeiro ensaio Stravinsky teve de explicar a música aos instrumentistas e aos bailarinos que, confusos com uma sonoridade tão inesperada, faltaram a todas as suas entradas. Até Pavlova que havia sido destacada para o papel principal desistiu, alegando que não compreendia a música.
Este bailado em duas cenas, baseado na lenda russa do Pássaro de Fogo, tem uma orquestração rica e com grande influência de Rimsky-Korsakov e do folclore russo, apesar das várias inovações que apresenta.
A história deste bailado centra-se na figura de um herói, o Príncipe Ivan Tsarevich que, enquanto vagueia pela floresta, encontra o mágico Pássaro de Fogo, acabando por captura-lo. Em troca da sua liberdade, o Pássaro de Fogo promete ajudar Ivan em qualquer situação de perigo. Mais tarde, o Príncipe encontra o castelo encantado de Kashchei – o Imortal, perdendo-se de amores por uma das 13 donzelas que encontravam prisioneiras no palácio. Entretanto, ela entra no castelo e Ivan, destroçado pela sua partida, decide persegui-la. Kashchei captura-o de imediato, mas o Príncipe, lembrando-se da promessa do Pássaro de Fogo, agita a pena que este lhe havia dado e, de imediato, o Pássaro aparece pondo Kashchei e os seus monstros a dançar uma frenética dança, caindo depois num sono profundo. O Pássaro de Fogo revela a Ivan qual o segredo da imortalidade do mágico rei, conduzindo-o à fonte de poder de Kashchei – um enorme ovo que contem a sua alma. Ivan quebra-o e o rei morre. Com a morte de Kashchei, desaparece também o castelo, libertando a donzela com quem Ivan acaba por casar.
A partir deste bailado, Stravinsky compôs mais três suites orquestrais em 1911, 1919 e 1945.
Apesar das críticas, principalmente ao nível da história, esta é uma obra de referência que dá ao jovem Stravinsky uma grande visibilidade no meio cultural parisiense, o mais importante de então.
As duas cenas estão divididas em 19 partes, sendo estas: 1. Introdução; 2. Primeira cena: O jardim encantado de Kashchei; 3. Aparição do Pássaro de Fogo a Ivan; 4. Dança do Pássaro de Fogo; 5. Ivan captura o Pássaro de Fogo; 6. O Pássaro de Fogo suplica a Ivan; 7. Aparecimento das 13 princesas encantadas; 8. O jogo das princesas com as maçãs de ouro; 9. Ivan aparece subitamente; 10. “Khorovode” (dança de roda); 11. Aurora; 12. O carrilhão mágico – Aparição dos monstros – Captura de Ivan; 13. Chegada de Kashchei – o Imortal – Diálogo com Ivan – As princesas intercedem; 14. Aparição do Pássaro de Fogo; 15. Dança de Kashchei sob o encantamento do Pássaro de Fogo; 16. Dança Infernal; 17. Canção de Embalar; 18. Kashchei acorda – Morte de Kashchei; 19. Segunda cena: Dissolução dos encantamentos de Kashchei e grande júbilo final.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Sofia!
Já vi este bailado mas nunca tinha lido a história completa.
O compositor arranjou uma história à moda antiga sobre encantamentos; só não põs fadas.
Gosto muito da música deste bailado.
Continua nestas pesquisas que sâo deveras interanttes.
Beijinhos. Lucinda