Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

BALLETS RUSSES

Sergei Diaghilev (1872–1929) nasceu em Novgorod, na Rússia. Depois de estudar direito e de ter sido conselheiro no teatro Mariinsky em S. Petersburgo, organizou concertos de música russa em Paris, assim como espectáculos de ballet, adquirindo notoriedade no seio da elite cultural parisiense.
No início do Séc. XX, as relações políticas entre França e Rússia eram favoráveis e a curiosidade dos cosmopolitas parisienses pelo “exótico” abriu, de certa forma, caminho a que em 1909 Diaghilev estabelecesse a companhia de bailado denominada Ballets Russes no Teatro Chatelet. Com esta companhia, Diaghilev não só conseguiu a colaboração de vários artistas das mais diversas áreas, como fez com que o ballet fosse um espectáculo único, onde são congregadas as diversas artes com um único objectivo: mostrar novas possibilidades no campo da coreografia, do design teatral, da música e da pintura.
Pela primeira vez na história, o bailado assume o papel principal.
A cultura russa foi a inspiração inicial, mas esta companhia foi essencialmente experimental, colaborando com artistas de vanguarda como: Michel Fokine, Nijinsky (bailarinos e coreógrafos), Ida Rubinstein (bailarina); “Coco” Chanel, Picasso, Miro, Dali, Braque (cenários e adereços); Debussy, Stravinsky, Satie, Ravel, Poulenc (compositores), entre outros.
Ao longo de vinte anos, os Ballet Russes apresentaram espectáculos quase todos os anos, mesmo durante a Primeira Guerra Mundial.
A morte do seu fundador marcou o fim desta companhia, a 19 de Agosto de 1929. Foi a morte de «vinte anos de bailado baseado numa regra inviolável de excelência uniforme na coreografia, música, cenário, e realização.» (Balanchine)


Vou dedicar as minhas próximas postagens aos Ballets Russes, apresentado algumas das obras emblemáticas desta companhia.

Sem comentários: