Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Fado


Há uma notícia que já devia ter dado há dias, mas a verdade é que vem sempre a tempo....
Desde Domingo passado que o fado é património intangível da humanidade.
Na Casa da Música onde, na altura, decorria o I Encontro Nacional de Investigação em Música a notícia chegou ao fim da manhã com enorme entusiasmo. Alguns dos que tinham trabalhado no projecto da candidatura estavam presentes neste encontro viram o seu trabalho recompensado.
Finalmente, o fado é reconhecido internacionalmente...

Podemos consultar parte do trabalho de recolha de fonogramas de fado realizado pela equipa de investigadores do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança - FCSH-UNL) que resulta do trabalho de vários anos de investigação acerca desta prática musical urbana. Esta base de dados pode ser consultada: http://www.fcsh.unl.pt/fonogramas/


No website da UNESCO é possível consultar esta e outras candidaturas que venceram este ano.

Sem comentários: