Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ebony Concerto - Stravinsky

Hoje lembrei-me de ouvir uma obra que, apesar de conhecer há relativamente pouco tempo, já não ouvia há algum...
Descobri então o Ebony Concerto, escrito em 1945, por Igor Stravinsky e aqui interpretado no ano seguinte por Woody Herman, para quem o compositor havia escrito a obra, e pela sua Orquestra...
A obra é composta por três andamentos: I. Moderato, II. Andante, III. Moderato e a primeira gravação (que podem aqui ouvir) é da Columbia (78rpm disc 7479-M (XCO 36778; XCO 35779) no ano de 1946.


Durante a minha pesquisa encontrei também uma fotografia destes intérpretes dirigidos pelo próprio Stravinsky.

Justificar completamente

Performa' 11

«O Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), organiza, entre 19 e 21 de Maio de 2011, uma conferência internacional sobre temas de investigação em interpretação e artes performativas que será acolhida pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. O PERFORMA’11 define-se como um espaço multidisciplinar de debate sobre o universo da interpretação musical. Esta edição privilegiará apresentações ligadas às seguintes temáticas:
  • Performance e memória
  • Performance e género
  • Performance e corpo

Serão também aceites temas livres de proveniências disciplinares diversas, com alargamento às áreas da psicologia da música, musicologia, etnomusicologia, pedagogia, práticas interpretativas, análise performativa e reflexão filosófica sobre interpretação

Os oradores principais serão o Prof. Doutor Richard Taruskin, da Universidade da Califórnia (Berkeley) e o Prof. Doutor Thomas Turino, da Universidade de Illinois.

A organização do PERFORMA convida à apresentação de comunicações, em português ou, preferencialmente, em inglês. As propostas deverão ser enviadas em forma de resumo de 300 palavras no máximo, dentro dos seguintes formatos:

  • apresentação de artigo (duração máxima de 20 minutos)
  • conferência-recital (30 a 45 minutos; especificar a duração e enviar também breve currículo artístico)
  • painel (1 hora e 30 minutos; enviar detalhes sobre identificação e afiliação dos oradores, e temas)
  • workshop (indicar duração do mesmo)
  • poster

As propostas devem ser enviadas por correio electrónico para performa@ca.ua.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até 15/01/11; a aceitação das mesmas, após avaliação por um painel científico, será confirmada até 10/02/11. Pedidos de informação poderão também ser dirigidos para o mesmo endereço.»


Para mais informações consulte: http://performa.web.ua.pt/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Livros

Amália: Dos poetas populares aos poetas cultivados
Vasco Graça Moura
Edição: Tugaland



Pensar Amália
Rui Vieira Nery
Edição: Tugaland





Amália Rodrigues
Fotobiografias do Séc. XX

Joaquim Vieira
Edição: Círculo de Leitores


José Afonso
Fotobiografias do Séc. XX
Joaquim Vieira
Edição: Círculo de Leitores








Dançar a República
Coordenação: Daniel Tércio
Edição: Caminho




Filmografia Michel
Giacometti
Povo que canta
4 Volumes
Edição: Público











Mais Fados & Companhia
Vasco Graça Moura


Para uma História do Fado
Rui Vieira Nery
Edições: Público








Mozart, Marcos Portugal e o seu tempo / and their time
Coordenação: David Cranmer
Edição: Colibri






Sérgio Godinho
55 Canções

Partituras, Letras, Cifras
Edição: Assírio & Alvim











O Sangue por um fio
Poemas
Sérgio Godinho
Edição: Assírio & Alvim






Retrovisor uma biografia musical de Sérgio Godinho
Nuno Galopim
Edição: Assírio & Alvim






A Nossa Telefonia
75 anos de rádio público em Portugal
Coordenação: Joaquim Vieira
Edição: Tinta da China



Livros

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010





Colóquio

Uncompromising Video Archiving

An Optimistic Outlook into the Future



Dr. Dietrich Schüller

Consultant, Phonogrammarchiv of the
Austrian Academy of Sciences (Director until 2008)

Over the past two decades ethnomusicologists have created an ever growing amount of video field recordings as primary sources for their studies. While digital audio preservation has become well understood over the past two decades, and uncompromising standards have been accepted worldwide, video preservation is facing the dilemma of its excessive amounts of data. Therefore "lossy" data compression, the omission of perceptually less noticeable information details, is widely applied in recent video production as well as in video archiving of analogue and linear digital video originals, which is not archival in the narrower sense. Such practice severely hampers the integrity of the original recording, limiting its use for specific ethnomusicological questions, such as analysis of dance and instrumental music. However, recent development, specifically the significant decrease of storage costs, opens new horizons for arching video in an uncompromising way that follows the archival principles as standardized for audio.


Terça-feira, 14 de Dezembro, 18:00

Auditório III – 5º Piso da Torre B

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Av. de Berna 26 C - Lisboa

Colóquio organizado pelo Instituto de Etnomusicologia - Musica e Dança (INET-MD)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Gustav Mahler

No ano de 2010 assinalam-se os 150 anos do nascimento este compositor e maestro austríaco e em 2011 celebra-se também o centenário da sua morte.

Gustav Mahler
Kalischt, Boémia, 7 de Julho de 1860
Vienna, 18 de Maio de 1911


Compositor e maestro austríaco, conhecido pela sua extensa obra sinfónica e pelos seus lieder, desenvolvendo igualmente uma importante carreira como maestro. O centenário do seu nascimento, em 1960, inspirou a redescoberta das suas sinfonias, principalmente entre o público inglês e norte-americano que rapidamente ganharam uma audiência jovem e entusiasta.







Sinfonias:

- N.º1, "Titan"
Estreia da primeira versão: Budapeste, 20 de Novembro de 1889.
Originalmente concebida como um Poema Sinfónico (1888) e originalmente com cinco andamentos. Revista pelo compositor entre 1893 e 1896, com nova estreia em Viena dez anos após a primeira.

- N.º2, "A Ressureição"
Estreia da primeira versão completa: Berlim, 13 de Dezembro de 1895.
Texto do 4.º andamento (Urlicht) do Lieder Des Knaben Wunderhorn (O Rapaz da Trompa Mágica); texto do 5.º andamento de F. G. Klopstock. Composta entre 1888 e 1894, revista em 1903. A estreia dos primeiros três andamentos foi também em Berlim, em Março de 1895.

- N.º3
Estreia da primeira versão completa: Krefeld, 9 de Junho de 1902.
A estreia do 2.º andamento deu-se em Berlim, a 9 de Novembro de 1896 e os 2.º, 3.º e 6.º andamentos foram também estreados na mesma cidade a 9 de Março de 1897. O texto do 4.º andamento da obra de F. Nietzsche, Also sprach Zarathustra, enquanto que o texto do 5.º andamento (Es sungen drei Engel) é também do Lied Des Knaben Wunderhorn. Composta entre 1893 e 1896 e revista dez anos mais tarde.

- N.º4
Estreia da primeira versão: Munique, 25 de Novembro de 1901.
Composta entre 1899 e 1900 e revista durante os dez anos seguintes. O texto do 4.º andamento(Das himmlische Leben) , mais uma vez, é proveniente do Lied Des Knaben Wunderhorn.

- N.º5
Estreia: Colónia, 18 de Outubro de 1904.
Composta entre 1901 e 1902, foi sofrendo repetidas revisões.

- N.º6
Estreia: Essen, 27 de Maio de 1906.
Apesar das várias revisões, esta sinfonia foi composta entre 1903 e 1904, uma das suas revisões data do ano da sua estreia, 1906.

- N.º7
Estreia: Praga, 19 de Setembro de 1908.
Composta entre 1904 e 1905, também alvo de repetidas revisões.

- N.º8
Estreia: Munique, 12 de Setembro de 1910.
Composta entre 1906 e 1907, com o texto Veni creator spiritus e texto da cena final do Fausto
de Goethe.

- N.º9
Estreia: Viena, 26 de Junho de 1912.
Composta entre 1908 e 1909.

- N.º10
Estreia da versão incompleta, 1.º e 3.º andamentos: Viena, 14 de Outubro de 1924.
Composta por Mahler até à data da sua morte, a sua versão final é da autoria de D. Cooke, estreada em Londres, a 13 de Agosto de 1964.



Gulbenkian