Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Inauguração da Casa Memória Lopes-Graça - Tomar

«A Casa Memória Lopes-Graça, enquanto instituição autárquica, tem como primeiro objectivo potenciar a ligação e divulgação da figura do compositor e intelectual português Fernando Lopes-Graça a Tomar. Tal objectivo fomenta, à partida, uma dupla vocação: Para a universalidade (música) e para a localidade (Tomar).
Para Tomar, a Casa Memória Lopes-Graça vai assumir-se como um complemento dos núcleos museológicos de arte e cultura contemporâneos já existentes na cidade, contribuindo para a afirmação e divulgação de Tomar, enquanto referência artística da contemporaneidade.
Junto da população visa-se um trabalho pedagógico na divulgação da obra do compositor, com especial atenção às camadas mais jovens, trabalhando em rede com Escolas Vocacionais e Genéricas, assim como com Associações e Colectividades.
A actividade regular da Casa Memória Lopes-Graça deverá ainda constituir uma mais-valia para a crescente valoração e conhecimento da cidade de Tomar, através da afirmação e importância da cidade enquanto referência e terra natal do compositor, no imaginário nacional.
Já no contexto da música, a Casa Memória Lopes-Graça deverá assumir-se como centro de divulgação da história da música local e nacional, assumindo uma vertente de informação, animação e divulgação musical para os variados públicos-alvo, desenvolvendo transversalidades com o turismo, a cultura e a educação, no âmbito das opções e projectos políticos da Autarquia.
A inauguração da Casa Memória Lopes-Graça representa o culminar de um longo percurso. Após esta data, deverá este núcleo assumir-se como um espaço de interacção entre a comunidade local, os músicos e a musicologia nacional, na afirmação da obra do compositor tomarense, no seio da história da cultura portuguesa do século XX. »

Programa:
12 de Dezembro

CONCERTO DE ABERTURA
21h30 - Cine-Teatro Paraíso
Duarte Lamas - Guitarra
Ana Carina - Flauta Transversal
Obras: Lopes-Graça e outros autores contemporâneos
Bilhete Normal: 3€ (sujeito a descontos)



13 de Dezembro

SESSÃO SOLENE
15h - Salão Nobre da Câmara Municipal


INAUGURAÇÃO E ABERTURA
16h - Casa Memória Lopes-Graça


LANÇAMENTO DA BANDA DESENHADA
DE LOPES-GRAÇA e Apresentação do CD “Danças e Rondas Infantis”
17h - Lagares d’El Rei


MINI CONCERTO “HISTÓRIA, HISTORINHA”
18h - Lagares d’El Rei
por alunos da Escola de Música da Canto Firme



14 de Dezembro

ENCONTRO DE COROS DO CONCELHO DE TOMAR
15h - Lagares d’El Rei
- Coro Canto Firme – Associação de Cultura
- Coro Misto da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
- Coro da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira



15 e 16 de Dezembro

SESSÕES PEDAGÓGICAS PARA ESCOLAS DO 1.º E 2.º CICLOS

Casa Memória Lopes-Graça



17 de Dezembro

SARAUS BREVES DE LOPES-GRAÇA
18h30 - Casa Memória Lopes-Graça
Audição Comentada de Música de Lopes-Graça e exibição de filme sobre o compositor.



Informações retiradas do site da Câmara Municipal de Tomar.
http://www.cm-tomar.pt/pt/Casa+memoria+lopes+graça.htm

Sem comentários: