«Estão abertas as inscrições para a Masterclasse de Oboé que terá lugar na Sede da Metropolitana, nos próximos dias 21 e 22 de Novembro.
Esta será orientada por Celia Nicklin, actual Directora da Classe de Oboé da Royal Academy of Music e que, durante 35 anos, ocupou o lugar de Primeiro Oboé da Academia de St. Martin in the Fields e da London Mozart Players.
A Academia Superior de Orquestra da Metropolitana continua desta forma o seu plano regular de acções de formação intensiva para os diversos instrumentistas, desta feita numa iniciativa realizada em parceria com a Cultivarte.
Inscrições abertas até 16 de Novembro.
Preços:
Alunos de oboé da Academia Superior de Orquestra I ciclo: gratuito
Alunos de oboé da Academia Superior de Orquestra II ciclo: 30 euros
Participantes: 50€
Ouvintes: 25€
A ficha de inscrição deverá ser entregue na Secretaria da Metropolitana, pessoalmente ou por correio, até ao dia 16 de Novembro e acompanhada do respectivo comprovativo de pagamento. O comprovativo poderá também ser enviado para o email
secretaria@metropolitana.ptO pagamento pode ser efectuado por cheque à ordem de Associação Música – Educação e Cultura ou por transferência bancária (NIB: 0035 071000010253130 38 – Caixa Geral de Depósitos).
Celia Nicklin

«Quando tinha 14 anos, ouvi Leon Goossens tocar e decidi de imediato que iria aprender oboé. Poucos anos depois fui admitida na National Youth Orchestra (NYO), apresentando-me ocasionalmente como primeiro oboé; recebi bolsas de estudo que me permitiram estudar na Alemanha; fui primeiro oboé na Orquestra Sinfónica da Cidade de Birmingham e mudei-me para Londres para casar com Howard Gough, que era primeiro violoncelo na NYO.
Durante mais de 35 anos, como primeiro oboé da orquestra Academy of St. Martin in the Fields e da London Mozart Players, participei como solista em mais de 500 gravações. Fui convidada para fundar a London Sinfonietta e tive oportunidade de trabalhar com vários agrupamentos pop incluindo The Beatles e Donovan; toquei nos Festivais da Canção da Eurovisão e no Top of the Pops. Para o cinema interpretei várias obras, nomeadamente nos filmes Amadeus e O Paciente Inglês e para televisão participei em séries como Os Vingadores.
Estou actualmente a chefiar a classe de oboé da Royal Academy of Music. Durante muitos anos tive o privilégio de ser ajudada por muita gente; espero agora poder retribuir, tentando dar aos estudantes a possibilidade de desfrutar de alguns anos de pura alegria e plena satisfação – eles só têm uma oportunidade para o fazer. Os estudantes formados pela Royal Academy of Music são hoje músicos de grandes orquestras por todo o mundo e professores entusiastas de futuras gerações de oboístas. Estas são as compensações que a vida me tem trazido.»