Depois de completar três anos de existência, mais uma vez o Misurato muda de aparência...

Mas, para variar, o objectivo principal deste Blog continua a ser o mesmo: divulgar a actividade musical em Portugal... Concertos, Festivais, Congressos, Conferências, Concursos, Novidades, Publicações...

Mas como não é fácil estar sempre em cima do acontecimento e às vezes o tempo acaba por escassear, qualquer sugestão dos leitores é uma mais valia para este Blog.

Deixem os vossos comentários e sugestões!

A todos os que são habituais seguidores e àqueles que visitam o Misurato pela primeira vez, Muito Obrigada pela Visita!!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Coro Gulbenkian

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 21h, na Igreja de São Roque, em Lisboa, o Coro Gulbenkian sob a direcção do Maestro Jorge Matta, apresenta Música Portuguesa de Século XVII, integrado no Ciclo de Música Antiga.
São as mudanças operadas pela Contra-Reforma que influenciam compositores como Duarte Lobo e Manuel Tavares e os levam a «explorar os efeitos de contraste antifonal e concertante entre diversos coros de vozes e instrumentos».
Este concerto começa com "Romances, Tonos e Chansonetas de Natal" de Santa Cruz de Coimbra, entre 1647 e 1648. Seguidamente, numa primeira audição moderna, duas obras de Manuel Tavares: Salmo Credidi e a Missa a 8 vozes. Por fim, também numa primeira audição moderna, O Magnum mysterium e Missa Natalitiae Noctis de Duarte Lobo.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

HARMOS FESTIVAL 2007

Este projecto tecnológico e pedagógico surge com base no HARMOS Progect (European Multilingual Digital Data Collection of Multimedia Content in Music Heritage) e tem como objectivo acelerar a aproximação entre as diversas instituições do ensino da música e das artes performativas a nível nacional e internacional. Esta aproximação permite aos futuros profissionais da música o contacto com diferentes abordagens culturais e musicais.
Neste encontro participam escolas de França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Lituânia, Finlândia, Alemanha e Bélgica.
Os promotores deste projecto (a ESMAE e o Engenho de Ideias) contam com apoios do diferentes instituições e os concertos realizam-se em diferentes localidades, tais como: Porto, Seia, Vila do Conde, Fafe, Vila Real, entre outras...

De 21 a 25 de Novembro...
Um programa que vale a pena acompanhar...


sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Temporada Gulbenkian

Por falta de tempo, não pude fazer referência aos espectáculos destes últimos dois dias da Orquestra e Coro Gulbenkian.
Esta semana a Gulbenkain apresenta o Requiem de Verdi, dirigido pelo maestro Michel Corboz e com a soprano Milhèle Crider, a mezzo-soprano Bernarda Fink, o tenor Vsevolod Grinov e o baixo Peter Lika.
Esta obra de homenagem ao poeta italiano Alessandro Manzoni, estreada em 1874, está envolta em polémica: Será ou não esta obra adequada ao uso litúrgico? Apesar desta questão, «O Requiem fica como uma das mais importantes partituras coral-sinfónicas da História da Música de todos os tempos.»

terça-feira, 13 de novembro de 2007

International Simposyum In Perfomance Science 2007

Especialistas - Musicólogos, Críticos e Académicos - e os actores principais - Compositores, Intérpretes, Educadores e Investigadores têm a oportunidade de explicar e analisar ideias, obras, artistas e correntes de pensamento, em estreita articulação com a programação da Casa da Música.

Este símposio tem como objectivo a criação de uma plataforma de conhecimento, onde o fundamental é: fazer música.

A organização está a cabo do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da Universidade Católica do Porto e o Centre for Performance Science do RCM de Londres e terá lugar na Casa da Música nos dias 22 e 23 de Novembro, sob o título: Theories, Methods and Applications in Music.

Para mais informações consulte o site: http://www.performancescience.org/CPS/ISPS/Home

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Orquestra Filarmónica de Los Angeles no Coliseu dos Recreios


O Ciclo de Grandes Orquestras Mundiais da Fundação Calouste de Gulbenkian traz a Lisboa, no próximo dia 13 de Novembro, às 21h, a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, dirigida pelo maestro Esa-Pekka Salonen. Esta orquestra irá executar um programa composto pelas Sinfonias nº 4 e 7 de Jean Sibelius e pela primeira audição em Portugal da obra de Steven Stucky Radical Light.

De certo, um concerto a não perder, uma vez que, segundo o New Yor Times, esta orquestra «ocupa o lugar de topo na lista das orquestras americanas, sendo o exemplo de como se pode modernizar uma instituição cultural secular sem diminuir a qualidade do seu trabalho».

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

La Barca da Venezia per Padova


Estreia hoje e estará em cena até ao próximo dia 18, no Teatro da Comuna, em Lisboa (às 22h), La Barca da Venezia per Padova de Andriano Banchieri.
Maria Repas Gonçalves está encarregue da Concepção e da Direcção Musical e Luca Aprea da Concepção Cénica, Movimento e Encenação.

Uma criação da Escola Superior de Teatro e Cinema, em colaboração com a Escola de Música do Conservatório Nacional e com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

As reservas podem ser feitas através dos números: 919076996 ou 961345181

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O BARBEIRO DE SEVILHA


No Teatro Municipal de Almada, o Teatro de S. Carlos é reproduzido para levar à cena uma récita de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini. No entanto, em cena estão fantoches e actores, com um único objectivo: «surpreender, divertir e maravilhar os mais novos.»
A encenação é de Teresa Gafeira e a produção é da Companhia de Teatro de Almada.

Mais informações em: http://www.ctalmada.pt